quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pedra Azul pode se tornar patrimônio natural da humanidade pela Unesco


Pedra Azul pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade (Foto: Weverson Rocio/ Governo do ES)
O governo do Espírito Santo está elaborando um documento técnico para o tombamento da Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, como Patrimônio Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), até o final do ano será formado um grupo de trabalho que vai reunir todos os documentos necessários para inserir a Pedra Azul na pré-lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para fortalecer as informações do documento, que será enviado à Unesco, e divulgar essa ação, foi criada uma página nas redes sociais, onde as pessoas podem curtir e comentar.
A ideia surgiu há cerca de três meses e agora o governo montou, junto com empresários, um grupo de estudos para elaborar um documento que será enviado à Unesco. O grupo, formados por técnicos capacitados para reunir e organizar essa documentação, será coordenado pela Setur. Ainda não há previsão de quando esse material estará pronto.
Segundo o governo, a Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, algo único no planeta.
O programa de classificação da Unesco visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. Existem, atualmente, 183 lugares no mundo reconhecidos como patrimônio natural da humanidade
Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão a divulgação turística da região em nível mundial, atração de patrocinadores e público para eventos, atração de recursos internacionais para preservação da região, gestão internacional compartilhada do Parque entre outros.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário